terça-feira, agosto 08, 2006

Novo Hamburgo sem memória?

- “Estão querendo acabar com o nome do Maestro Arlindo Ruggeri na Banda Municipal! O que é que vocês vão fazer?”.
O desafio foi lançado a mim e ao Vinícius Bossle, pelo professor Fernando Kieling , o Dr.Vitor Schuch e outros amigos da memória cultural da cidade. A origem dessa manifestação seria uma notícia do maestro contratado pela Banda Municipal.O mesmo teria declarado que seria efetivada uma estratégia de marketing visando divulgar e tornar mais conhecida essa atividade musical. Para tanto estaria prevista, a mudança da denominação de Banda Municipal Arlindo Ruggeri, retirando-se inclusive, o nome do maestro. Por intermédio do sobrinho Giovani Ruggeri, reencontramo-nos com a professora Rosa Maria Venturini que relatou-nos o seguinte: “ Sou neta do maestro e levei um choque com a notícia. Quando tinha dez anos de idade, participei da cerimônia solene de promulgação da Lei que denominava Arlindo Ruggeri à Banda Municipal.Temos a foto de quando o prefeito Miguel Schmitz entregava a mim os documentos, sob os olhares encantados de minha mãe Ruth Esmeralda, minhas irmãs, tios, sobrinhos, os músicos, e convidados.”
Para melhor conhecimento do público em geral, acreditamos que é interessante relatar alguns aspectos da vida do maestro Arlindo Ruggeri: nascido em Novo Hamburgo, aos19 de julho de 1906. Era casado com Maria Oliveira Pinto Ruggeri. Músico profissional, era um exímio instrumentista ao piano, nas marimbas, pistão, violino e violão. Sua orquestra era a alegria dos Clubes Sociais e no tradicional Hotel Sperb de Tramandaí, abrillhantava os jantares, festas e bailes dos veranistas. Nas sessões de cinema do antigo cine Guaraní, fazia a trilha musical que acompanhava os filmes mudos. Sua música animava os bailes de carnaval, participava dos blocos de grupos organizados na sociedade local, como o União Juvenil. Com a Banda Municipal realizou centenas de eventos públicos e beneficentes, shows e apresentações em praças, escolas, clubes e cerimônias oficiais do município de Novo Hamburgo, e a convite, em outras localidades.
Foi nomeado primeiro maestro, com a criação da Banda Municipal pelo Decreto13, de 4 de fevereiro de 1952 e Lei municipal 14 de 5 de fevereiro do mesmo ano. Era funcionário municipal ligado ao Departamento de Educação e Ensino, no cargo de Diretor da Banda, classe PP M.2.
Sem dúvida alguma, Arlindo Ruggeri, músico instrumentista de rara competência e inspiração admirável, carnavalesco, maestro e cidadão dedicado, ofereceu sua vida à cultura hamburguense. Relatamos aquí uma síntese da biografia de um homem e um nome , que não podem ser riscados de nossa história. Felizmente, qualquer mudança na Lei terá que passar pela Prefeitura e pela Câmara Municipal de Vereadores. A APRATA é a entidade responsável pela administração da Banda Municipal. Seus dirigentes Marcos Groef e Mauro Koch, saberão gerir com sensibilidade essa delicada questão.Conhecemos o Sr.prefeito Jair Foscarini, temos certeza que não permitirá que décadas da história musical do município sejam apagadas. Em próxima crônica, pretendemos relatar o emocionante e inesquecível encontro com os descendentes do maestro.

Nenhum comentário: